sexta-feira, 23 de maio de 2014

Escola da região é referência

Educação

Escola da região é referência

Na frente da unidade estão à disposição quatro pontos de ônibus, todos cobertos, benefício não encontrado em outra unidade da região.

O sul de Santa Catarina apresenta alguns casos e descasos com a educação básica, mas bons exemplos também fazem parte da nossa região! Para pais e alunos, uma dessas boas referências é a Escola de Educação Básica Martinho Alves dos Santos, no bairro São Martinho, em Tubarão, que há anos é considerada uma unidade estadual positiva de ensino, tanto no âmbito infraestrutural quanto pedagógico.

“Somos uma família”, ressalta o diretor do local, José da Silva Thiesen, que há 21 anos gerencia a unidade, e que alega ser uma organização modelo pelo trabalho desenvolvido em grupo.

“Aqui, todos colaboram! Pais, comunidade, funcionários e, principalmente os alunos, por aprender a valorizar o espaço, como uma extensão de suas próprias casas”, comemora Zé, como é conhecido na localidade.

“Não ficamos parados esperando que somente o estado cumpra o seu papel. Vamos à luta!”, ressalta o diretor. “Reunimo-nos constantemente com a Associação de Pais e Professores (APP), e buscamos soluções para as necessidades, fato que tem feito muita diferença”, completa Zé.

Para o aluno do primeiro ano do ensino médio, Vinícius Goulart de Campos, estudar na Martinho Alves dos Santos é ótimo. Aprende-se facilmente. “Além da turma de amigos, temos boas quadras, bons professores e uma estrutura de qualidade”, conta Vinícius.

Anualmente, é realizada uma tradicional festa junina que. A próxima ocorrerá no próximo dia 14, evento que atrai milhares de pessoas. No entanto, os preparativos iniciam meses antes, com o envolvimento dos alunos na busca de materiais e produtos para o evento, por meio de gincanas.

“No ano passado arrecadamos R$ 50 mil com a festa. O dinheiro foi aplicado em quadras e passagens cobertas. Em outras edições, a cobertura do pátio interno, um bicicletário e um sistema de som em cada sala de aula foram conquistados com recursos da festa. Neste ano, vamos buscar ampliar o nosso sistema de vigilância eletrônica e também melhorar ainda mais a fachada da unidade e outros reparos”, almeja Zé. É um exemplo de escola pública que se iguala com muitas particulares por aí.

Estrutura
Atualmente, mais de 70 pessoas trabalham na escola, entre administradores, zeladores e professores, distribuídos em 18 salas de aula, dez salas de ambientes, com cinco espaços multimídia, internet sem fio, climatizadores e sistema de som em todas as dependências. As aulas são realizadas nos três períodos, do ensino básico ao ensino médio, com 1,1 mil alunos matriculados.

Melhorias
Conforme o diretor, falta na escola um auditório - pois atualmente os eventos são realizados no pátio central - e um ginásio coberto, para a prática de esportes em dias de chuva. Melhorias que a comunidade busca recursos para realizar.







Trabalho A mala Viajante

Trabalho " A Mala e o mascote bolinha" com os alunos da professora Neusa do 1º ano, ligação escola e família projeto leitura.




 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Trabalho das Mãozinhas

Trabalho realizado com os alunos da professora Neusa do 1º ano para estimular a criatividade dos alunos. Todos se divertiram muito e o resultado ficou muito legal. Parabéns aos alunos.