segunda-feira, 21 de julho de 2008

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA...










HISTÓRICO EEBMAS

A Escola de Educação Básica Martinho Alves dos Santos, situa-se à rua José Alves dos Santos Passos, 5361 no bairro de São Martinho – município de Tubarão e pertence à rede Pública Estadual.

Esta Unidade Escolar teve sua origem por volta de 1920, com o nome de Escola Mista de São Martinho.


De 1946 a 1959 passou a denominar – se Escola Mista Estadual na época a professora regente chamava-se Castorina dos Santos Teixeira.

Em 1959, passou a chamar-se Escola Estadual de São Martinho tendo a professora Estela Maria de Oliveira Antunes era responsável pela direção e tinha como auxiliar, a professora Feliciana Correa da Silva.

Em 1963 Martinho Alves dos Santos foi escolhido como patrono da escola por seus grandes feitos e dedicação pela comunidade, passando a chamar-se E.E.R.R. Martinho Alves dos Santos, (Escola Reunida), 1964 a 1969, a professora Nilda Vicente dos Santos foi responsável pela direção.

Em 1970 foi inaugurado o atual prédio da escola.

Por indicação do governo estadual em 1973 a professora Marússia Zanardo Gomes assumiu a direção até 1985.

Em 1975 passou a chamar-se Escola Básica Martinho Alves dos Santos, em 1979 formou a 1ª turma que concluiu o 1º grau.

Em 1985 aconteceu eleição para escolha de diretor sendo eleito o professor José da Silva Thiesen.

Em 1987 passou a ser Colégio Estadual Martinho Alves dos Santos com a implantação do 2º grau com habilitação de magistério 1ª a 4ª série, bem como, autorização para o funcionamento do pré-escolar.

Em 1991 assume através de eleição direta, a direção a professora Lúcia Minervina Januário e diretora adjunta, a professora Vera Lúcia Bornelli Martinelli.

Em 1992, foi autorizado o funcionamento do curso de Educação Geral. Em 1995 por indicação do governo do estado assume a direção a professora Inês Goulart Martins tendo como diretor adjunto Crésio Antunes que deixou o cargo em 1996, assumindo em seu lugar, o professor Valério E. Galdino.

Em 1999, por indicação do governo do estado, assume a direção geral a professora Maria Teresinha Corrêa Nascimento e diretora adjunta Mariléia Goulart Mateus de Bona. No ano de 2000 através do decreto da Secretária da Educação, passou a chamar-se Escola de Educação Básica Martinho Alves dos Santos.

Em 2003, também por indicação do governo do estado, assume a direção geral José da Silva Thiesen e como assessor de direção Wilson da Silva Maria.

A escola conta atualmente com 1100 alunos distribuídos nos três turnos do Pré Escolar, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Em 2007 foi nomeada assessora de direção à professora Maristela Santos de Medeiros, juntamente com o professor José da Silva Thiesen para mais uma gestão de quatro anos.

Nos últimos anos o prédio escolar sofreu uma profunda transformação, como a reforma geral do prédio e a ampliação de três blocos com mais oito salas de aula, totalizando 18 salas de aula, e a instalação da biblioteca, laboratório de informática e de ciências.

No seu projeto político pedagógico nossa filosofia é oferecer uma escola inclusiva, participativa e de qualidade para todos.