segunda-feira, 19 de abril de 2010

AULA PRÁTICA

Professora Dayane









EXTRAÇÃO DO DNA DA CEBOLA

A professora Dayane G. Martins Goulart, de biologia realizou com a 1ª série do ensino médio uma experiência onde os alunos extraiam o DNA da cebola. Com o objetivo de:
· Conhecer os princípios básicos da extração do material genético da cebola, a partir dos tecidos do bulbo.
· Estudar a estrutura e composição celular.
· Identificar a localização do material genético na célula.
A experiência teve os seguintes procedimentos:

1 – Pique uma cebola em pedaços pequenos.
2 – Num outro recipiente, misture 50ml de detergente usado para lavar a louça, 15 gramas de sal de cozinha e complete com água até formar 200 ml de solução.
3 – Mexa bem.
4 – Separe 50 ml dessa solução e junte a ela a cebola picada.
5 – Coloque em banho-maria a 60ºC por 15 minutos.
6 – Em seguida, resfrie rapidamente a mistura colocando o recipiente em uma bacia de gelo, mexendo bem.
7 – Coe a mistura em um filtro de papel, jogue fora o “bagaço” e coloque o líquido resultante em um tubo de ensaio.
8 – Despeje delicadamente álcool (resfriado) no tubo de ensaio, o DNA não é solúvel no álcool.

Observação:
Durante as aulas, sempre que possível procuro realizar aulas práticas que permite descobrir e redimensionar o conhecimento que é abstraído através da teoria. È muito importante para desenvolver habilidades de raciocínio no aluno e motivá-lo para o aprendizado ao aplicar os conteúdos em situações do dia a dia.

Diversão faz parte da aprendizagem

Aula extracurricular

A E.E.B. Martinho Alves dos Santos oferece aula de dança e música para os alunos como atividade extracurricular.O projeto é mantido pela Secretaria de Estado da Educação que propõe aos estudantes algumas opções de aulas extracurriculares como: dança, música, fanfarra, coral, aulas de espanhol, italiano entre outras.Acreditando que a dança é uma forma ilimitada de aprendizagem, através dela trabalhamos questões como: a diferença entre gêneros, domínio corporal, ritmo e diversidade cultural.
Na escola esse trabalho é realizado pelo Professor Alex Santana.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Hora de contar histórias na biblioteca da E.E.B. Martinho Alves dos Santos




As contadoras de histórias Fábia Barbosa Pedro e Adriana Medeiros que trabalham no projeto Viajando com as Histórias do Baú, da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Tubarão viajam com suas histórias até a biblioteca da E.E.B. Martinho Alves dos Santos.
O projeto visa disseminar a literatura, principalmente as histórias populares nas práticas culturais escolares e comunitárias, pois, brincando e interagindo com crianças e adultos, percebemos que a história passa a fazer parte do imaginário dos seres humanos, através de fadas, bruxas, príncipes, lobo, sapos e muitos outros personagens.
Desta forma, percebemos que as Histórias podem ser contadas a qualquer momento, porque sempre despertaram e despertarão a atenção de crianças e de adultos.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Parceria Universidade e Escola




Alunos da 8ª fase de Odontologia da Unisul realizam o Estágio Supervisionado na E.E.B. Martinho Alves dos Santos em convênio com a prefeitura. O estágio é supervisionado pela Dra. Priscila, profissional do posto de saúde da comunidade e pela Dra. Keila, professora da Unisul.
O estágio tem duração de 06 meses, 01 vez por semana, com os alunos das séries iniciais. Após o exame clinico os estagiários fazem a instrução de higiene bucal e alimentar.
Este trabalho está sendo desenvolvido a cada semestre por novos estágiarios. que desenvolvem o trabalho com responsabilidade para que no futuro tornem-se profissionais qualificados no mercado de trabalho.

sábado, 3 de abril de 2010

O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas escolas

A ênfase dada atualmente às tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas em nosso país vem gerando reflexões e debates sobre a integração da mesma com a proposta pedagógica da escola.

A escola tem um papel importante no que se refere à inclusão digital, como diz Sonia Schechtman Sette “É na escola que se desenvolve as capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e de sociabilidade da criança e do adolescente, o qual, associado à utilização das TIC potencializa o processo de construção do conhecimento e de cidadania.”

Dê sua opinião!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Projeto Dependência de Disciplinas do EEBMAS

O projeto de dependencia está encerrado.

Coordenadora do Projeto: Rosalin